Baseado na mística da B.D. do Asterix e Obelix (romanos vs gauleses), as tribos Escoteira e Exploradora lançaram-se pelo desconhecido e rumaram até Belver, a vila à beira rio perdida no nosso pequeno Portugal, para um espectacular acampamento de Verão durante 3 dias.
Devido ao calor intenso que se fazia sentir (eram, sem dúvida, os dias mais quentes do ano) a maior parte das actividades foram realizadas na água.
A construção de jangadas através de material reciclado foi sem dúvida o maior desafio!... E para quem pensava que uns simples garrafões de água com pauzinhos não iam aguentar com dois ou mais matulões, estavam bem enganados!
Depois de ver a bela jangada construída pela chefia entrar na água a flutuar que “nem ginjas”, não houve quem parasse aquelas alminhas que, querendo fazer melhor, lançaram mãos à obra! O resto da tarde foi de inteira diversão com jogos dentro de água.
O belo luar dessa noite foi “perfeito” para realizar o jogo nocturno, vindo mesmo a calhar para o Tiaguinho Daniel e a dirigente Regina, que não precisaram começar o jogo junto do petromax (ou na “cadeia”...)
A noite adivinhava-se curta para pormos o soninho em dia, ou não fosse levantarmo-nos às 5h da manhã para dar início ao jogo de vila. Com olhos meio abertos, meio fechados, lá foram os escoteiros caminhar até Belver. O jogo tornou-se um pouco mais longo para alguns que se perderam no meio das silvas, e mais desesperante para os que pensavam que estavam (mas não estavam) perdidos. Os telemóveis nestas alturas não são os melhores amigos e passaram a ser proibidos para evitar alguns dissabores. Apesar do jogo ter terminado umas valentes horas depois do previsto, os escoteiros tiveram a oportunidade de visitar o Castelo de Belver, passar o rio de canoa, entre outros....
No final da tarde todos se puderam refrescar na praia fluvial e fazer um tratamento de pele com a argila das margens.... hihihihihi...
No último dia ainda tiveram a oportunidade de andar de canoa antes do grande momento do Gonçalo Santos. Apesar de ter demorado uns valentes anos (basicamente desde que saiu da Alcateia), finalmente o Gonçalo fez o Compromisso de Honra.... Parabéns, miúdo!
Tanto a ida como a volta para acampamento de Verão foram feitas no belo comboio da CP, deixando-nos à “porta” da Vila de Belver.
Sem comentários:
Enviar um comentário