Acerca de mim

Grupo 40 - Palmela . Escoteiros de Portugal

19.1.07

Para que todos fiquem dentro do assunto...


Relativamente à nossa prestação nas Janeiras, o Jornal do Pinhal Novo publicou uma reportagem que, segundo a nossa perspectiva, não foi propriamente agradável nem correcta. Pior que isso, não ajuda em nada a cumprir objectivos que temos programados para este ano.

A chefia de Grupo decidiu escrever uma carta para o "Correio do Leitor" do dito jornal. Para que todos fiquem a par, cá vai o essencial:
"Na edição de 9 de Janeiro deste mesmo jornal, foi publicada uma notícia que relatava as
Janeiras em Palmela. Como sempre fazemos quando participamos em iniciativas desta ordem, interessámo-nos em conhecer os “ecos” da comunicação social local.

(...)

É claro que nos conhecemos e temos plena consciência do que é, por norma, a nossa participação nas Janeiras. Mais do que tentar ser um grupo com um bom nível musical, queremos passar a imagem daquilo que somos: uma associação juvenil, um grupo de escoteiros, com a animação característica das faixas etárias que o compõem. Cada ano procuramos expressar o que vai na alma do grupo 40 com uma ou mais melodias conhecidas de todos, adaptando uma letra feita especialmente a propósito. Normalmente até procuramos um hit actual, que seja bem familiar à malta jovem, para facilitar a afinação geral.

Não participamos nas Janeiras por mero compromisso com a Câmara Municipal, mas sim porque gostamos de integrar a comunidade, de comparecer nesta festa que também é da vila e de mostrar a todos que temos orgulho em não ser apenas um grupo de escoteiros, mas em ser um grupo de escoteiros de Palmela.

Reconhecemos que a organização nunca foi o nosso forte neste evento, nem tão pouco a qualidade musical.
Mas pensávamos, talvez ingenuamente, que o que Palmela esperava de nós nas Janeiras era aquilo que sempre fazíamos gosto em trazer: a boa disposição, a música animada, a letra divertida, e o calor jovial de todos os escoteiros do grupo 40, numa demonstração do seu melhor possível para a ocasião. Aliás, o destaque que o “CataVento” gentilmente nos cedeu na sua última edição deixou-nos alegremente surpresos e com mais vontade ainda de cantar este ano.

Se o nosso empenho ficou “aquém das expectativas”, se as nossas letras não estavam ao nível das de todos os outros grupos participantes, se a nossa desorganização foi de tal ordem que merece ser alvo de crítica, as nossas desculpas. Tentaremos para o ano melhorar a nossa performance.

Agora, se nos permitem, a reportagem do JPN não nos caiu propriamente no goto. Num ano em que temos como grande objectivo aumentar o efectivo do grupo, quando queremos valorizar o nosso impacto na comunidade local e quando, em auto-avaliação, achámos que tínhamos superado o ano anterior, parece-nos pouco justo o que foi escrito.

(...)

Sem mais assunto, agradecemos a atenção dispensada e solicitamos a publicação desta nossa carta no Correio do Leitor. Se tal não for possível, gostaríamos então de pedir que tomassem alguma atenção às consequências não tão positivas que o vosso jornalismo pode ter na actividade de um simples grupo de escoteiros."





2 comentários:

Anónimo disse...

Pois mto bem... Assim é que se fala.. Concordo plenamente com o que aqui está escrito, na medida em que este ano nós superámo-nos.

As Janeiras correram bastante bem e a nossa "não queremos nada, mas queremos, queremos tudo" da Floribela ou "oh oh, oh oh sempre que é preciso; oh oh, oh oh damos um sorriso" dos For Taste, soaram MARAVILHÁSTICAMENTE BEM.
Foi Super, Hiper, Mega Re-Fish...

E pro ano lá estaremos, com mais um novo hit, e se possível com uma sede nova...

Unknown disse...

Toooma e embrulha! Muito bem dito! Também não gostei nada do que li no Jornal do Pinhal Novo e o jornalista que escreveu esse artigo bem que podia limpar as mãos à parede! Onde está a imparcialidade? Como já fui escoteira do 40 fiquei triste pela falta de profissionalismo de que foram alvos. Por outro lado fiquei muito feliz ao ler o catavento e deparar me com a tão famosa letra da vila querida na contra-capa. Boa! O 40 é maior!!!
Bjos!!!