Acerca de mim

Grupo 40 - Palmela . Escoteiros de Portugal

23.1.07

Centro de Actividades no PNEC




É verdade, já abriu! Desde o passado domingo, dia 21, o PNEC já não é apenas "O PNEC". Agora, para além de tudo o que já conhecíamos no parque, de todas as infraestruturas, de todo o espaço, temos também o Centro de Actividades.
Ora então, o qué é que isso tem de especial?(perguntam vocês) Muita coisa! Bem, para começar, tem uma parede de escalada (e lá de cima vê-se o mar!), tiro com arco e um percurso de BTT (fora do parque).




Como a inauguração era só para dirigentes, lá foi a chefia do 40 testar o material. Deixámos de parte o BTT mas experimentámos tudo o resto. E gostámos!





Que tal? Agora já querem ir para o PNEC?



1, 2, 3 HEY!




1, 2, 3, HEY! Com vocês, HEY! Grupo 123!

Sábado, 13 de Janeiro. A Alcateia, a Tribo Júnior e a Tribo Sénior foram ao Montijo, em representação do 40, participar nos festejos do aniversário do grupo 123.

Nessa tarde estava programado um jogo de cidade. Segundo a nossa entrevistada via MSN, Carolina, tudo correu bem. Havia onze postos situados em pontos estratégicos do Montijo e as equipas eram compostas por elementos de todas as divisões e de todos os grupos, o que fortalece sempre o espírito de enteajuda e de camaradagem. Para além dos aniversariantes e de nós, estiveram presentes o 173, da Charneca da Caparica, e o 206, de Setúbal.

Parece que o ponto alto do dia foi o último posto, nos Bombeiros, onde o desafio era descer o varão. E diz quem lá esteve que a coisa não é assim tão fácil quanto parece nos filmes! Mas depois de começar, foi um desalvoro e toda a gente queria repetir... menos a chefia do 40, mas só porque preferiu dar a vez aos elementos, claro! ;)




19.1.07

Para que todos fiquem dentro do assunto...


Relativamente à nossa prestação nas Janeiras, o Jornal do Pinhal Novo publicou uma reportagem que, segundo a nossa perspectiva, não foi propriamente agradável nem correcta. Pior que isso, não ajuda em nada a cumprir objectivos que temos programados para este ano.

A chefia de Grupo decidiu escrever uma carta para o "Correio do Leitor" do dito jornal. Para que todos fiquem a par, cá vai o essencial:
"Na edição de 9 de Janeiro deste mesmo jornal, foi publicada uma notícia que relatava as
Janeiras em Palmela. Como sempre fazemos quando participamos em iniciativas desta ordem, interessámo-nos em conhecer os “ecos” da comunicação social local.

(...)

É claro que nos conhecemos e temos plena consciência do que é, por norma, a nossa participação nas Janeiras. Mais do que tentar ser um grupo com um bom nível musical, queremos passar a imagem daquilo que somos: uma associação juvenil, um grupo de escoteiros, com a animação característica das faixas etárias que o compõem. Cada ano procuramos expressar o que vai na alma do grupo 40 com uma ou mais melodias conhecidas de todos, adaptando uma letra feita especialmente a propósito. Normalmente até procuramos um hit actual, que seja bem familiar à malta jovem, para facilitar a afinação geral.

Não participamos nas Janeiras por mero compromisso com a Câmara Municipal, mas sim porque gostamos de integrar a comunidade, de comparecer nesta festa que também é da vila e de mostrar a todos que temos orgulho em não ser apenas um grupo de escoteiros, mas em ser um grupo de escoteiros de Palmela.

Reconhecemos que a organização nunca foi o nosso forte neste evento, nem tão pouco a qualidade musical.
Mas pensávamos, talvez ingenuamente, que o que Palmela esperava de nós nas Janeiras era aquilo que sempre fazíamos gosto em trazer: a boa disposição, a música animada, a letra divertida, e o calor jovial de todos os escoteiros do grupo 40, numa demonstração do seu melhor possível para a ocasião. Aliás, o destaque que o “CataVento” gentilmente nos cedeu na sua última edição deixou-nos alegremente surpresos e com mais vontade ainda de cantar este ano.

Se o nosso empenho ficou “aquém das expectativas”, se as nossas letras não estavam ao nível das de todos os outros grupos participantes, se a nossa desorganização foi de tal ordem que merece ser alvo de crítica, as nossas desculpas. Tentaremos para o ano melhorar a nossa performance.

Agora, se nos permitem, a reportagem do JPN não nos caiu propriamente no goto. Num ano em que temos como grande objectivo aumentar o efectivo do grupo, quando queremos valorizar o nosso impacto na comunidade local e quando, em auto-avaliação, achámos que tínhamos superado o ano anterior, parece-nos pouco justo o que foi escrito.

(...)

Sem mais assunto, agradecemos a atenção dispensada e solicitamos a publicação desta nossa carta no Correio do Leitor. Se tal não for possível, gostaríamos então de pedir que tomassem alguma atenção às consequências não tão positivas que o vosso jornalismo pode ter na actividade de um simples grupo de escoteiros."





8.1.07

Fomos cantar as Janeiras



E lá estivemos nós, mais um ano! Apesar de não primarmos pelo profissionalismo musical, não há quem não goste de ouvir as nossas vozes de "cana rachada", acompanhadas pelas belas guitarras "corda frágil" e pelas pandeiretas "ritmo alucinante". Este ano a coisa foi de tal ordem que até a SIC quis vir transmitir o acontecimento em directo!




Esta tradição reavivada pela Câmara Municipal de Palmela traz cada vez mais gente à rua na noite fria do Dia de Reis. Para além de nós, participam também outros grupos palmelões mais ligados à cena musical, claro!



Outros ainda, abrem a porta e ouvem-nos atentamente, como se estivessem a escutar o mais belo canto das sereias, oferecendo no final uma fatia de bolo rei, uma fogaça... ou um copito de moscatel a quem já tiver idade para essas aventuras!



Para o ano lá iremos com mais um novo hit . Pode ser que vlte a cair nas graças da terra a ponto de ser publicado no CataVento, como foi este mês a nossa magnífica Vila Querida (para os menos informados, este foi o nosso maior êxito durante todos estes anos, uma versão feliz da tão afamada Mãe Querida)!


6.1.07

O abeto



E como a tradição diz que os festejos natalícios só terminam no dia de reis (também dia de S.Nicolau!), cá está o nosso abeto, a pedido do Salvador, a marcar o último dia de enfeites festivos.

Esperemos que nos traga alento para que as gargantas saiam logo às Janeiras com um volume mais alto do que o habitual... e já agora, se não for pedir muito, que tragam alguma afinação!

Bora aí puxar com força pelas belas versões adaptadas da nossa amada "Florisberta" e dos rapazinhos "amorangados"!
Palmela já está num formigueiro só com a ansiedade de escutar os brilharetes musicais que este ano trazemos!...