Acerca de mim

Grupo 40 - Palmela . Escoteiros de Portugal

19.12.06

Postal Fonseca


Ora aqui está o postal de Natal que a família Fonseca nos envia e os respectivos votos! Obrigada!

...e essa da sede... txi!... era tão bom!



"A todo o Grupo 40, os desejos de um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de boas surpresas tipo, uma sede nova, etc...
E mais uma vez, obrigado por tudo!..."


Natal em Aveiro!




Xi, aquilo era cedíssimo... ou tardíssimo, dependendo do ponto de vista! E estava um frio de rachar às 4:30 da matina. Mas nada podia parar o 40 nessa tão esperada ida para Aveiro, para o parque escotista de S.Jacinto.



A concentração foi apenas um intervalo no sono de alguns, que ferraram de novo assim que se sentaram no seu lugar. Outros lá foram resistindo, marcando uns golos de cabeça, mas quase todos aproveitaram para recarregar baterias para o fim-de-semana.

Por cortesia do motorista da C.M.P., a primeira paragem foi mesmo em Aveiro, para se começar logo com um grande jogo de cidade. Passava pouco das 9. Alguns dirigentes seguiram para S.Jacinto, a fim de descarregarem tudo no parque. Voltaram mais tarde de barco para Aveiro, onde ainda apanharam o jogo ao rubro!

E Aveiro é realmente uma bela cidade! Para ajudar, tivemos a sorte de ter sempre o sol do nosso lado... durante todo o fim-de-semana!






É sempre bom poder disfrutar e ficar a conhecer os lugares que acolhem as nossas actividades. E este era dos bons!











Do outro lado do canal, os dois dirigentes que resolveram tornar-se homenzinhos nesta última semana. Lembram-se das trunfas deles? ...boa decisão a vossa, rapazes!:)



Na palhaçada, à espera do barco.






De volta, de barco desde a Costa Nova até S.Jacinto, já com a noite a chegar.

Uma das mais recentes aquisições do 40, a nossa Luena, revelou ser assim uma espécie de pro do pioneirismo. Tudo começou quando ela disse que se achava capaz de fazer uma encapeladura de dois. E foi. E depois, foi atrás das costas. E depois quis aprender mais. E conseguiu mais uns quantos. E no barco resolvemos acabar com a brincadeira e apresentar-lhe o nó de botija.
...e não é que ela o fez?!




Já depois da janta, numa pausa antes da animação nocturna, a Akela estava a precisar de uns mimos...

Ah! É verdade! Esta foi a 1ª refeição feita em campo pela patrulha Falcão. E para quem acabou de chegar à Júnior ou ao Grupo, até nem correu assim tão mal quanto isso. O pitéu foram uns bifinhos com natas e cogumelos. E ninguém ficou com fome!






No domingo de manhã, estivemos a fazer um pré-ensaio para as janeiras, já que o cansaço do dia anterior tinha calado as vozes de rouxinol cedo demais.

Logo depois fomos para a reseva das Dunas de S.Jacinto. Um parque muito bem conservado, com boa informação e, note-se, sem uma ponta de lixo! Pelo menos no trilho que fizemos.




Seguímo-lo em pequenos grupos, para evitar o ruído e levámos um itinerário que descrevia os pontos de paragem, as espécies de fauna e de flora e os cuidados de manutenção do parque. Só não falavam lá das melgas e essa era, sem dúvida, a espécie dominante!




Havia ainda alguns postos de observação que nos permitiam ficar camuflados a observar a passarada. Muuuuuito bom!






Chegámos ao final do dia e, enquanto se preparava a ceia de Natal, foi feito o jogo nocturno que estava programado para a alvorada nocturna desse dia. Parece que ninguém iria acordar antes no nascer do sol, como estava previsto e optámos por esta alternativa.

Depois veio o belo do Bacalhau à Brás! Ao contrário do que tínhamos pensado, toda a gente é de boa boca e ficou deveras agradada com a ementa. À excepção de uma dirigente, não vamos dizer qual (mas não prima pela altura, é loirinha e tem olhos azuis), que se consolou com uns ovos reaquecidos... Eh!Eh!




Feitas as arrumações e limpezas, despedimo-nos do parque e rumámos a Palmela. As 4 horas de caminho pareceram bem mais curtas, não só pelas dormidas a bordo (em mar alto andavam eles!), mas também pela animação a cargo da Anabela, que integrou a avaliação da actividade e a troca de prendas guardada para o final.




E, como prometido, cá estão eles de volta. Parece-nos que na segunda-feira não devem ter dado muito trabalho aos pais...



Gonçalo, isto parece-nos uma repetição! Será que dormes demais ou foi só uma questão de azar?;)

E com esta actividade celebrámos o nosso Natal em Grupo.

A todo o 40, a todos os familiares, a todos os amigos o QuarentOnFire deseja um Feliz Natal e um Graaaaande 2007!


15.12.06

Isto merece um post!




Ok, sem querermos entrar numa de ver quem dorme mais, acho a foto destas duas alminhas, apanhadas desprevenidas nalgum momento em que a escoteirada estava entretida noutro sítio, dispensa comentários.

Oh pais anónimos, então?!... O pessoal aqui cheio de energia para dar aos vossos filhos actividades que lhes fiquem guardadas na memória, que os motivem, que os façam não dormir na véspera com tanta ansiedade... e o problema é acordar cedo para levar o filhote, voltar para o quentinho e passar um fim de semana descansado?


Bem, tem como opção vir connosco! Prometemos que não se irá arrepender. Nós, pelo menos, não nos arrependeremos!;)


E prometemos trazê-los de volta no domingo... calminhos, calminhos!


11.12.06

Sede nova... mas ainda não é a nossa!




Lá fomos , uns de Vanette outros de bus, para a inauguração da nova sede do grupo 206, de Setúbal.

Eles mereciam, depois de tanto tempo sem condições. Mesmo assim, o 206 não parou por falta de instalações. Sempre continuou com a sua garra e lutou para conseguir aquilo que se viu: um espaço novo, a estrear, bem equipado e pronto a transformar-se numa autêntica sede de escoteiros. Sim, porque agora ainda está demasiado bem cheirosa, limpinha e imaculada!

Durante a cerimónia, o 206 aprovitou ainda para fazer o compromisso de honra de alguns novos escoteiros.







Houve ainda tempo para ver uma apresentação de fotografias das actividades do grupo durante o último ano e para um convívio de animações de todos os grupos presentes. Para além de nós, também lá estiveram representados o 123, o 210 e a Chefia Regional.




Para além disso, o pessoal do 40 curtiu esponjar-se ao sol nos mega degraus do pátio delimitado pelos prédios do bairro. Uma vez que, com esta vinda à Bela Vista, não houve tempo para preparar a actividade de Natal entre as patrulhas, este espaço serviu perfeitamente para acertar os últimos pormenores.

Para quem isso não chegou para espantar o frio que estava nesse dia, as corridas alucinantes pelo páteo (em brincadeiras que trouxeram saudades aos mais velhos) serviram para activar a circulação ...e trazer a vizinhança à janela.





P.S.: Reparem.
Este almoço de lobito/a, com ar de ter sido maternalmente preparado, foi deveras cobiçado por quem o viu ali, só e desamparado, à espera de ser degustado por uma boca gulosa.




Abram a pestana!
Para a próxima desaparece sem deixar rasto!...

Aliás, a Sénior até já tem prática nestes desvios de géneros alimentares e pode andar à coca de uma nova oportunidade para se treinar!


5.12.06

Vão-se preparando!...


Mais um sábado de azáfama na Travessa das Oliveiras.




Essa sede sempre em constante construção, desconstrução, arrumação, desarrumação, entra, sai, mais um, menos um,... Pelo menos deve ser essa a ideia que os vizinhos têm de nós, pela curiosidade com que espreitam pelo canto do olho de cada vez que passam à porta!

Depois das reuniões das divisões e das patrulhas, foi a vez de uma outra reunião...

Deveras importante...

Ultra secreta...

Cheia de decisões difíceis...

E de projectos, de planos mirabolantes!....




Sim, foi apenas uma reunião de chefia. Mas foi especial. Isto porque, para além de todos aqueles assuntos mais enfadonhos, esteve-se a tratar da actividade de Natal.

E este ano, podemos adiantar, o plano da actividade vai ser completamente novo! Aliás, esqueçam tudo aquilo a que estavam habituados... porque desta vez... ui!
O que? Partidas do S.João às 7.30?! Nããããã.... Jogo nocturno antes do "chonanço"?! Nem pensar! Chegar a casa a horas de ver a novela?! Peçam ao pai para gravar! (sim, Carol, Morangos e tal...)

Escoteirada da boa, para a semana daremos mais avanços.

Entretanto, vão-se mentalizando que a coisa vai ser de arromba!... no verdadeiro sentido da palavra!:D