
Xi, aquilo era cedíssimo... ou tardíssimo, dependendo do ponto de vista! E estava um frio de rachar às 4:30 da matina. Mas nada podia parar o 40 nessa tão esperada ida para Aveiro, para o parque escotista de S.Jacinto.

A concentração foi apenas um intervalo no sono de alguns, que ferraram de novo assim que se sentaram no seu lugar. Outros lá foram resistindo, marcando uns golos de cabeça, mas quase todos aproveitaram para recarregar baterias para o fim-de-semana.
Por cortesia do motorista da C.M.P., a primeira paragem foi mesmo em Aveiro, para se começar logo com um grande jogo de cidade. Passava pouco das 9. Alguns dirigentes seguiram para S.Jacinto, a fim de descarregarem tudo no parque. Voltaram mais tarde de barco para Aveiro, onde ainda apanharam o jogo ao rubro!
E Aveiro é realmente uma bela cidade! Para ajudar, tivemos a sorte de ter sempre o sol do nosso lado... durante todo o fim-de-semana!


É sempre bom poder disfrutar e ficar a conhecer os lugares que acolhem as nossas actividades. E este era dos bons!




Do outro lado do canal, os dois dirigentes que resolveram tornar-se homenzinhos nesta última semana. Lembram-se das trunfas deles? ...boa decisão a vossa, rapazes!:)

Na palhaçada, à espera do barco.


De volta, de barco desde a Costa Nova até S.Jacinto, já com a noite a chegar.
Uma das mais recentes aquisições do 40, a nossa Luena, revelou ser assim uma espécie de
pro do pioneirismo. Tudo começou quando ela disse que se achava capaz de fazer uma encapeladura de dois. E foi. E depois, foi atrás das costas. E depois quis aprender mais. E conseguiu mais uns quantos. E no barco resolvemos acabar com a brincadeira e apresentar-lhe o nó de botija.
...e não é que ela o fez?!

Já depois da janta, numa pausa antes da animação nocturna, a Akela estava a precisar de uns mimos...
Ah! É verdade! Esta foi a 1ª refeição feita em campo pela patrulha Falcão. E para quem acabou de chegar à Júnior ou ao Grupo, até nem correu assim tão mal quanto isso. O pitéu foram uns bifinhos com natas e cogumelos. E ninguém ficou com fome!


No domingo de manhã, estivemos a fazer um pré-ensaio para as janeiras, já que o cansaço do dia anterior tinha calado as vozes de rouxinol cedo demais.
Logo depois fomos para a reseva das Dunas de S.Jacinto. Um parque muito bem conservado, com boa informação e, note-se, sem uma ponta de lixo! Pelo menos no trilho que fizemos.

Seguímo-lo em pequenos grupos, para evitar o ruído e levámos um itinerário que descrevia os pontos de paragem, as espécies de fauna e de flora e os cuidados de manutenção do parque. Só não falavam lá das melgas e essa era, sem dúvida, a espécie dominante!

Havia ainda alguns postos de observação que nos permitiam ficar camuflados a observar a passarada. Muuuuuito bom!


Chegámos ao final do dia e, enquanto se preparava a ceia de Natal, foi feito o jogo nocturno que estava programado para a alvorada nocturna desse dia. Parece que ninguém iria acordar antes no nascer do sol, como estava previsto e optámos por esta alternativa.
Depois veio o belo do Bacalhau à Brás! Ao contrário do que tínhamos pensado, toda a gente é de boa boca e ficou deveras agradada com a ementa. À excepção de uma dirigente, não vamos dizer qual (mas não prima pela altura, é loirinha e tem olhos azuis), que se consolou com uns ovos reaquecidos... Eh!Eh!

Feitas as arrumações e limpezas, despedimo-nos do parque e rumámos a Palmela. As 4 horas de caminho pareceram bem mais curtas, não só pelas dormidas a bordo (em mar alto andavam eles!), mas também pela animação a cargo da Anabela, que integrou a avaliação da actividade e a troca de prendas guardada para o final.

E, como prometido, cá estão eles de volta. Parece-nos que na segunda-feira não devem ter dado muito trabalho aos pais...

Gonçalo, isto parece-nos uma repetição! Será que dormes demais ou foi só uma questão de azar?;)
E com esta actividade celebrámos o nosso Natal em Grupo.
A todo o 40, a todos os familiares, a todos os amigos o QuarentOnFire deseja um Feliz Natal e um Graaaaande 2007!